terça-feira, 30 de junho de 2009

Vergonha


Por definição, a vergonha é um estado psicológico de confusão, que se apodera do nosso espirito pelo receio de desonra e de humilhação, pelo conhecimento dessa desonra, desgraça, ou condenação.
É um sentimento humilhante para quem reconhece uma falta praticada.

Mas também pode ser vergonha alheia, quando, por exemplo, estamos sentados num restaurante e alguém come de boca aberta, ou fala alto demais, ou alguém tem um bocado de comida agarrado ao dente, (alface, pastel de nata, etc), e nós não conseguimos dizer nada. Quando vemos alguém ser desrespeitado ou humilhado.

Também existe a vergonha colectiva, essa sentimos pelo comportamento humano em geral, por exemplo, nas atitudes menos próprias para com o planeta, quando todos usamos carro todos os dias para ir trabalhar em vez de utilizarmos os transportes, quando atiramos uma beata para o chão, quando vemos Japoneses a caçar baleias, ou americanos a matar focas bébés. Quem nunca sentiu vergonha de ser humano? Quando o nosso clube de futebol perde, quando o nosso departamento não atinge os objectivos... enfim, um sem número de situações

A vergonha por si só é um castigo. O caminho da cura é o reconhecimento e a assimilação consciente do erro.
A vergonha é o que faz falta a muitas pessoas... como aquele gajo que numa entrevista de emprego, questiona um meu amigo relativamente aos seus gostos literários, (que por sinal é excelente), e não lhe dá o emprego porque não aprova os livros que ele mencionou no CV... Ele há com cada um...

2 comentários:

  1. Honestamente penso que os valores humanos já estão tão degradados que a vergonha é um sentimento que foi apagado das pessoas.

    ResponderEliminar
  2. Vergonha ainda se sente. Perdeu-se foi o respeito, o civismo e a tolerância.

    ResponderEliminar